-
Arquitetos: Alventosa Morell Arquitectes
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias :Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto teve como objetivo a construção de uma casa unifamiliar em Llinars del Vallès, Espanha, em um terreno bem orientado, mas com construções vizinhas comprometendo a privacidade. Por meio de uma estratégia projetual simples e uma abordagem bioclimática, a Casa LA oferece uma atmosfera íntima para a vida diária, aumentando o conforto de seus moradores e reduzindo o consumo energético. Organizamos o layout da casa em torno de uma lareira central cercada por quatro volumes de tijolo. Estas quatro caixas cerâmicas de aparência maciça estão localizadas nas extremidades da casa e contêm os quartos.
Em contraste com as áreas privadas, o espaço diurno é aberto e rodeia a lareira, estendendo-se além dos volumes perimetrais para se conectar ao jardim através de grandes aberturas. O pavimento interior se estende para o exterior, acompanhado por um deck de madeira que funciona como um pórtico e limita a visão para o interior da residência.
Utilizamos tijolos maciços feitos manualmente para estruturar a casa, modulando tanto as paredes da lareira quanto as perimetrais que abrigam banheiros e quartos. Utilizamos o mesmo material para cobrir o piso e modular as áreas comuns. As paredes cerâmicas consistem no único elemento vertical de suporte, sustentando todas as coberturas da casa. Dentro das caixas cerâmicas, as coberturas são construídas com vigas metálicas e abóbadas cerâmicas. No espaço diurno e beirais, utilizamos estruturas leves de madeira.
Incorporamos diferentes estratégias de projeto para tornar mais eficiente a demanda energética da casa. Graças à entrada controlada de luz pelas grandes aberturas, à inércia térmica das paredes e do piso cerâmico, à ventilação cruzada e a um envoltório de alto desempenho térmico, reduzimos a demanda para 16Kwh/m²/ano. Isso significa que a casa não precisa de refrigeração. Nos meses frios, ela é aquecida pela lareira e por quatro radiadores pontuais conectados a um sistema aerotérmico.
Com o objetivo de reduzir o impacto ecológico da edificação, trabalhamos com materiais sustentáveis, como madeira certificada para telhados e janelas, isolamento de celulose em paredes e tetos, e cerâmica à base de biomassa.